Bandeira do Brasil

Bom dia!


Hoje é o Dia da Bandeira.

Infelizmente uma data pouco comemorada nestas eras, talvez nas cerimônias protocolares, muito bonitas por sinal, das organizações militares espalhadas pelo país e em algumas poucas escolas. Sinto falta de um pouco mais de amor que deveríamos devotar a este símbolo.
Os militares têm uma relação íntima com a Bandeira. É perante o pavilhão nacional que prestamos compromisso de vida. Cada um de nós já perdeu um ou mais amigos durante missões para defendê-la ou protegê-la. Ao vê-la passar, assumimos nossa melhor posição. Sempre que possível, buscamos sua sombra, como buscamos o colo da mãe ao chegar em casa.
Façamos um pequeno exercício. Você, que já teve a oportunidade de viajar ao exterior, relembre o que aconteceu ao avistá-la pela primeira vez em terras estranhas. Tenho certeza que, de alguma forma, você procurou se acercar, curioso e feliz por encontrar algum "conhecido", mesmo que a pessoa seja um solene "quem?" para você. Verdade ou não?
Para quem não teve essa chance, pense no que se sente ao avistá-la no alto de um prédio, no ponto mais alto da cidade, em um jogo da seleção...
Pois é...
A bandeira nos dá, acima de tudo, um quê de pertencimento, um sentido de fazer parte de algo muito maior, que nos prende à terra na qual nascemos ou escolhemos viver. Seu tremular no mastro lembra-nos que é preciso manter a esperança e continuar na labuta diária, construindo um país melhor para nós e nossos filhos. Todos nós, não apenas os de nossa predileção ou "partido".
Infelizes os que, por qualquer razão, decidem, ao menor contratempo ou decepção, abandoná-la e partir. Mais infelizes ainda aqueles que, assim que chegam ao estrangeiro, passam a criticá-la, desdenhosos. Para estes, ela continuará lá, no alto, balançando, à espera do retorno.
De minha parte, prefiro enaltecê-la, como nas frases finais da Oração à Bandeira, de Olavo Bilac, que deixo como última mensagem do post.

Até o próximo!

EU ASSINO.


"...
Bendita sejas, pelo teu influxo e pelo teu carinho, que inflamarão todas as almas, condensarão numa só força todas as forças dispersas no território imenso, abafarão as invejas e as rivalidades no seio da família brasileira, e darão coragem aos fracos, tolerância aos fortes, firmeza aos crentes, estímulo aos desanimados!
Benditas sejas! E, para todo o sempre, expande-te, desfralda-te, palpita e resplandece, como uma grande asa, sobre a definitiva pátria, que queremos criar forte e livre: pacífica, mas armada; modesta, mas digna; dadivosa para os estranhos, mas, antes de tudo, maternal para os filhos; liberal, misericordiosa, suave, lírica, mas escudada de energia e de prudência, de instrução e de civismo, de disciplina e de coesão, de Exército destro e de Marinha aparelhada, para assegurar e defender a nossa honra, a nossa inteligência, o nosso trabalho, a nossa justiça e a nossa paz!

Bendita sejas, para todo o sempre, bandeira do Brasil"

Comentários

  1. Emoção participar da cerimônia militar ao Dia da Bandeira. Enquanto estiver na FAB será um prazer presenciar aquele momento master de ver o praça mais antigo queimando as bandeiras inservíveis e de ver nosso Comandante hasteando o pavilhão ao meio dia. Legal ainda pegar o bizu de como não errar o hino. Rs
    Muito top, Jayme! Continuamos enaltecendo-a

    ResponderExcluir
  2. Hoje passei ao lado do 6BPM as 12 hrs é estava tocando o hino a Bandeira e lembrei dos tempos no colégio onde toda sexta feira acompanhavamos o hasteamento da Bandeira e cantávamos todos os hinos do país com a professora de musica D.Lúcia .Bela publicação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Lindas e sabias palavras, como sempre, Chefe. Muito orgulho em pertencer a FAB e muito orgulho da nossa bandeira a qual segurei durante alguns meses quando fiz parte da equipe da bandeira na nossa amada Escola de Especialistas.

    ResponderExcluir
  4. Feliz daquele que tem orgulho de ser brasileiro, mesmo diante de todas as dificuldades pelas quais nosso povo passa. Feliz daquele que diz com orgulho: sou brasileiro. Sábias palavras, cunhado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade. Comente, critique, sugira.

Postagens mais visitadas deste blog

CRÔNICA DE UMA BALADA CRINGE

Consciência

Causos da carreira: a vaca nadadora.