Conquista.

Bom dia!

Invistam 5 minutos de seu dia para assistir ao vídeo abaixo...

Formatura EEAR

Este post é um resumo de tudo o que conversamos desde que iniciei o blog, há algumas semanas.

Visitamos a Escola de Especialistas de Aeronáutica para celebrar a formatura de 509 novos sargentos da FAB. Esses jovens, homens e mulheres que, como eu, um dia decidiram abraçar a carreira das armas, estão PRONTOS para iniciarem suas atividades em Organizações Militares de todo o país. Para mim, mais um momento especial. Formaram-se duas turmas: a do Curso de Formação de Sargentos (Esquadrão Helius) e a do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (Esquadrão Bandeirante). Ainda como Comandante da Escola, no início do ano passado, recebi os então candidatos que formariam a turma Helius. Considero-os como o final de minha contribuição para a formação de graduados para a Força Aérea.

Por isso mesmo, foi difícil controlar a emoção...

O trabalho dos militares e civis que compõem o corpo docente da EEAR é incrível. O tempo é curto para preparar pessoas vindas de realidades distintas, com diferentes níveis de conhecimento, e entregá-las à Força aptas a desenvolver atividades técnicas cruciais para a defesa do país. O dia-a-dia da Escola às vezes impede as pessoas de entenderem a grandeza da missão. Você vê, durante todo o dia, tropas de alunos cortando as alamedas em direção aos laboratórios que lhes proporcionarão as ferramentas características de cada uma de 28 especialidades diferentes. Isso mesmo, são 28 escolas técnicas funcionando ao mesmo tempo. Ao fundo, o barulho incessante dos treinamentos militares e de tiro, tão próprios da vida da caserna. Exemplos de liderança aos montes, e todos os dias.

Vou aproveitar para soltar alguns monstros interiores, segundo a Alessandra

Alguns, pobres de espírito e coração ou mal intencionados, acham que é só o "grito de guerra", sem ao menos considerar que aquelas pessoas estão prontas para uma vida de desafios. Não conseguem enxergar o sentimento de profunda alegria que invade o coração dos familiares presentes à cerimônia.  Ignoram as horas e horas de estudo, longe de casa, que cada um dos militares ali postados investiu para poder devolver aos pais e parentes o carinho dedicado. São tristes, enfim...

Para mim, entretanto, é momento de festa, júbilo, orgulho, fé no futuro da FAB. Tenho a certeza de que todos têm condições de desenvolver uma brilhante jornada nos próximos anos. A eles, desejo tudo de bom, que sigam bons exemplos, sirvam de exemplo e tenham boa sorte, da mesma forma que desejei à minha primeira turma, em junho de 2000.

A viagem serviu também para rever os muitos amigos que temos em Guaratinguetá. Muitos deles não haviam nos encontrado desde minha saída do serviço ativo. Todos preocupados, perguntando se eu estou bem, se vou voltar a trabalhar. Respondi que sim e fiz propaganda do blog, meu atual "trabalho". Até porque aqueles que trabalharam para a minha saída TAMBÉM JÁ ESTÃO DE MALINHA PRONTA, E PELA PORTA DOS FUNDOS...

Confesso que não é um sentimento muito nobre, mas não tenho a pretensão de ser perfeito. Que sigam com sua vida, como eu tive que seguir com a minha.

Para aqueles que não conseguiram, ou não tiveram paciência, de abrir o vídeo (ficou muito pesado, eu sei), deixo algumas fotos feitas pela minha linda "editora"...

Amanhã vou falar de vinhos.

Abraço forte

EU ASSINO! 











Comentários

  1. Eterno comandante, é um privilégio ter a oportunidade de ler um pouco dos seus ensinamentos (até mesmo desabafos)! O senhor sempre tem algo para acrescentar em nossas vidas. Fui aluna enquanto o senhor era comandante do CA e dava pra ver o quanto o amor e a dedicação eram prioridades no seu trabalho. Parabéns pelo excelente militar e exemplo que ainda é para nós. Grande abraço! Andressa Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Convivo e trabalho, diariamente, com os queridos sargentos e suboficiais formados pela EEAR e posso afirmar que são profissionais indispensáveis na FAB e que nos ensinam muito. Mesmo com toda minha experiência no meio civil, aprendi com esses militares a ser perseverante, ter paciência e que pra tudo encontraremos uma solução. Lindo vídeo! Essa canção emociona e arrepia.
    E o autor do blog tem direito, pq é humano, de sentir-se aliviado qdo vê que a justiça tarda, mas não falha. Quando fazemos o bem, recebemos em dobro de volta, assim como o contrário.

    ResponderExcluir
  3. Show comandante! A referida turma de "junho de 2000" faço parte... então entendo muito bem o que foi dito pelo Sr. Gratidão eterna pelos ensinamentos! Felicidades e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkk sensacional, inspirador e justo, como sempre kkkkk sem duvidas, quem teve a hora de conviver com o Sr nos tempos da ativa tem uma fonte de inspiração e humildade, sabedoria e justiça pra seguirem e se espelharem durante a carreira... exemplos e inspiracoes que agora só podem ser usufruidos, merecidamente, por essa família linda. E a EEAR... AHHH essa Escola linda que transforma meninos e meninas em homens e mulheres e que nos faz sentir orgulho por ter passado cada momento ali dentro e que faz valer a pena todo esforço dedicado pra chegar até o grande dia da nossa formatura. Voltei algumas vezes em missão depois da minha formatura e não contive as lágrimas em todas elas. Um sonho realizado. Obrigada, chefe, por defendê-la arduamente, por reconhecer a importância e valores que ela tem e por enaltecer a importância de cada graduado formado. Somos uma engrenagem aonde um ajuda o outro e so funciona se todas a estiverem juntos. O Sr é fera....

    ResponderExcluir
  5. Muito sangue, suor e lágrimas! Plágio, mas resume bem essa conquista.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eterno Cmte. Obrigado por me receber com tanto carinho quando estava de passagem vindp se SBSP. Parece que foi ontem quando o Sr assumiu o comando da Azul 99.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Comando!!! Tive a oportunidade de trabalhar com o você era tenente e sei de sua qualidade e honradez! Aos que de alguma forma o prejudicaram nada mais justo do que a lei do retorno.
    Quanto ao senhor! Somente o sucesso!!!
    Forte abraço
    Afeltro

    ResponderExcluir
  10. Qlindo...Qemoção...Momento de glória... Fechando com Chave de Ouro um ciclo de sua Vida e Começando com mais honra e glória outrooo...Felicidades à VC.e sua família linda... Primooo... Bjs.no seu ❤

    ResponderExcluir
  11. Excelente, Comandante!
    Quero ver quando for falar do Esquadrão Puma. Rsrsrs...

    ResponderExcluir
  12. Sempre Comandante!!!!!! que palavras certeiras (todas elas rsrs)...

    ResponderExcluir
  13. Excelenteee, Comandante! A Liderança é exercida pelo exemplo. Os valores que trazemos da caserna nunca serão perdidos no tempo. Sempre em frente! Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Sensacional esse post.... lembro bem das reuniões de comando, o Sr sempre perguntando se o Bachiega ( médico do CA à época) tinha a rela atualizada da condição de saúde dos alunos. E me lembro também o quanto custou aquela grande piscina....😉

    ResponderExcluir
  15. Boa noite meu amigo de longa jornada, Parabéns pela sua nova missão fora das quatro linhas, é a primeira vez que vejo um Ex Comandante de nossa querida EEAER enaltecer a grande Unidade formadora de Profissionais da Aviação, eu me recordo muito bem da manhã do dia 12/07/1974 quando após o FORA DE FORMA, estava iniciando a minha vida profissional que me dediquei até Junho de 2018 quando encerrei as atividades já na Aviação Civil onde atuei desde 2001 após entrar para a Reserva da Aeronáutica, quando olho para traz sinto muito orgulho e agradeço a família que hoje temos formada na caserna da Força Aérea Brasileira. Parabéns meu amigo, Vida Longa!!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabens pelas Palavras Brigadeiro, aprendi muito com o senhor no tempo em que convivi com o Senhor. Estou por aqui sempre lendo o Blog. Continue pois ainda tem muito a ensinar. Abracos D. Dias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique à vontade. Comente, critique, sugira.

Postagens mais visitadas deste blog

CRÔNICA DE UMA BALADA CRINGE

Consciência

Causos da carreira: a vaca nadadora.